Português
Gabinete de Pesquisa sobre Tráfico de Orgãos e partes de corpo PDF Imprimir E-mail
A Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, com o financiamento da Embaixada da Noruéga em Moçambique, conduziu em 2008 um projecto de pesquisa de 7 meses sobre tráfico de partes de corpo em Moçambique e na África do Sul.

A pesquisa tinha como propósito sensibilizar e provocar uma acção para enfrentar as violações dos direitos humanos ligadas ao tráfico de partes de corpo. A pesquisa estabeleceu que partes de corpo são regularmente traficadas tanto dentro de Moçambique como através da fronteira para a África do Sul e encontrou que os chamados feiticeiros procuram activamente partes de corpo humanas the vítimas vivas para serem usadas na sua medicina visto que há quem acredite que a medicina tradicional é mais forte e mais poderosa quando é feita com partes de corpo.

Para ler o relatório completo do projecto de pesquisa (2008), clique na imagem.

Actualmente, está em curso um segundo projecto que visa, através de workshops e grupos focais, reduzir a demanda, através de actividades de sensibilização no seio das comunidades afectadas, e a oferta, através de iniciativas com as associações de Médicos Tradicionais, Oficiais de Fronteira e Governos. Os objectivos incluem a realização de investigação, sensibilização, educação cívica, a recolha e monitorização de informação e dados sobre o tráfico de partes do corpo, oferecendo apoio às vítimas, testemunhas e comunidades afectadas pelo problema.

Um aspecto importante do projecto é o envolvimento das comunidades. O projecto concentrar-se-á no trabalho com as comunidades no sentido de encontrar uma solução para a redução da oferta e da procura das partes do corpo e é essencial que a mudança de comportamento venha de dentro da comunidade. Espera-se que as comunidades também se sintam valorizadas visto que as suas ideias serão implementadas e que elas serão capazes de se apropriar do problema e da solução.

Caso necessite contactar o nosso projecto, por qualquer motivo ou razão, clique AQUI!
 
Direitos Humanos em Moçambique...
 
Webmail

Relatórios

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje65
mod_vvisit_counterOntem321
mod_vvisit_counterMês6489
mod_vvisit_counterTotal400055